Cada vez mais se faz necessário a integração dos times de Desenvolvimento e Operações das empresas para que seja entregue ao cliente final um serviço com qualidade e o mais rápido possível.
E atualmente, na parte de Operações, a Microsoft está cada vez mais integrando seus produtos para ajudar as empresas a desenvolverem com mais qualidade.
No System Center – Operations Manager, você pode monitorar aplicativos Web a partir das perspectivas do servidor e do cliente para obter detalhes sobre o desempenho e a confiabilidade do aplicativo que podem ajudá-lo a identificar as causas principais de incidentes. Quando você especifica as configurações, os tipos de eventos a coletar, as metas de desempenho a medir e quais servidores monitorar, o monitoramento de aplicativos do Operations Manager mostra como os aplicativos baseados na Web são executados. Você pode ver com que frequência um problema ocorre, qual é o desempenho do servidor durante a ocorrência do problema e qual cadeia de eventos relacionada a uma solicitação ou método lento não é confiável. Essas informações são necessárias para parceria com desenvolvedores de software e administradores de banco de dados para ajudar a garantir que os aplicativos sejam executados de forma correta e confiável em níveis ideais.
Etapa 1: Identificar áreas problemáticas Use o Application Advisor para ajudá-lo a priorizar e gerenciar quais eventos de desempenho e exceção abordar. O Application Advisor identifica e lista quais aplicativos estão causando a maioria dos problemas em um ambiente. Esses são os aplicativos que devem ser abordados primeiro porque eles estão causando a maioria das violações de SLA. Se você for responsável por aplicativos, O Application Advisor fornecerá uma visão útil da integridade geral do aplicativo.
Etapa 2: Diagnosticar problemas Use o Application Diagnostics para ajudá-lo a investigar e solucionar problemas de eventos específicos. Você pode exibir as propriedades de eventos, contadores de desempenho, cadeias distribuídas e eventos similares e relacionados para restringir a causa do problema e ajudar a identificar quem deve corrigir o problema. O Application Diagnostics está disponível como um console Web autônomo ou por meio de links nas descrições de Alerta nos consoles do Operations Manager.
E quais os passos para eu conseguir realizar esse monitoramento?
Preparar o ambiente
– Instalar o System Center Operation Manager
No link abaixo há o Guia de Sobreviência do Operation Manager, explanando requisitos, instalação e configuração.
– Instalado o Reports
Como instalar os Relatórios do SCOM.
http://technet.microsoft.com/pt-br/library/hh298611.aspx
– Instalando os pacotes de templates para o monitoramento de aplicações
Depois de instalado o SCOM, você deve instalar os requisitos adicionais para um monitoramento efetivo das aplicações, dentre os quais o Reports do SCOM e os templates dos itens:
– Banco de Dados
Instale o Management Pack do SQL Server no SCOM, para monitorar seus servidores de bancos de dados.
MP: http://www.microsoft.com/en-US/download/details.aspx?id=10631
– Sistema Operacional e seus recursos
Já vem instalado por Default no SCOM. Caso não tenha instalado, vá na mídia de instalação do SCOM, no diretório “Management Packs” e procure os MP do Windows Server.
– Internet Information Services
Importe os MP do Internet Information Services, disponíveis no catálogo do SCOM para download.
– Aplicações .NET
Instale os MP Microsoft.SystemCenter.Apm.Web, Microsoft.SystemCenter.Apm.Web.IIS7, e Microsoft.SystemCenter.Apm.Web.IIS8 que estão disponível na mídia de instalação do SCOM, no diretório “Management Packs”
– Instale o Agente do SCOM nos servidores que deseja realizar o monitoramento.
Realize um Deploy do Agente do SCOM (caso o servidor não esteja no domínio, será necessário usar um certificado SSL para a comunicação).
http://technet.microsoft.com/pt-br/library/hh551142.aspx
– Exemplo de configuração de um monitoramento de um site Web ou alerta de um serviço do Windows
Veja esse exemplo de como configurar passo a passo uma aplicação Web ou Serviço, passos iniciais para depois configurar o monitoramento de um aplicativo .NET. É necessário criar esses serviços e grupos para usar o monitoramento .NET.
Configurar o monitoramento de aplicação .NET
Depois dos packs instalados, agentes distribuidos, agora iremos configurar um teste para monitorar uma aplicação Web .NET.
Em seguida, selecione o componente que deseja monitorar. Esses itens estarão disponíveis, depois que você tiver instalado o MP APM.Web do IIS.
Configure opções adicionais como:
– Ativar alertas de exceções
– Ativar alertas de performance
– Exceções para os alertas
– Baseline em porcentagem dos alertas
– Entre outras opções.
Se desejar, pode se configurar o Client Side no monitoramento.
Importante avaliar se sua aplicação é compatível com o Client Side Monitoring. Veja no Blog do time do SCOM os tipos de scripts e testes usados no Client Side.
Depois de concluído, aguarde as coletas e realize as análises.
Analisando seu aplicativo
Com o monitoramento, há diversas formas de se analisar como:
– Alertas do Painel de Gerenciamento
Através do painel de gerenciamento é possível identificar alertas relacionados a seus aplicativos (Web, Serviços e Processos) que estão em execução. Pode ser avaliado disponibilidade, consumo de recursos, falhas de execução.
– Dashboard dos Bancos de Dados
Compare o consumo dos seus bancos de dados referentes a suas aplicações, processamento, espaço utilizando, crescimento
– Relatórios do Operations Manager
Deadlocks de Banco de Dados
Entre outras análises. Espero que gostem, em breve posto mais informações sobre análise de aplicações Web, Serviços e Processos.