A técnica pomodoro que é um método da década de 1980 desenvolvido por Francesco Cirillo. A técnica consiste em aumentar a produtividade com a manutenção do foco na atividade por um tempo pré-definido com períodos curtos e longos de descanso visando manter o alto desempenho. A técnica se adapta bem a várias situações como estudo, analises, desenvolvimento de software entre outros.

A técnica busca manter o foco em uma atividade por 25 minutos seguidos sem ser interrompido por ligações, notificações, e-mails, whatsapp, redes sociais e outros. Como você pode notar será um grande desafio e que valerá a pena considerando o resultado final.

Após o termino do tempo estabelecido de 25 minutos há uma lacuna de 5 minutos para desfocar. Nesse ponto há ideia é poder sair do ambiente ou fazer algo diferente para então retornar à atividade após os 5 minutos e iniciar o próximo período de foco de 25 minutos. Ao término de três ciclos é necessário uma pausa maior de 20 minutos. Colocando de forma simples em um passo a passo seria:

  • Passo 1 – Escolher a atividade.
  • Passo 2 – Executar e manter o foco na atividade.
  • Passo 3 – Pausa de 5 minutos.
  • Passo 4 – Ao executar os passos anteriores três vezes seguidas realizar uma pausa de 20 minutos.

Ao final dos ciclos você poderá notar que a produtividade e qualidade será melhor. E com a prática consecutivamente você irá colher melhores resultados.

Quer saber mais sobre a técnica?

Segue abaixo alguns links interessantes para auxiliar você na utilização da técnica pomodoro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Navigation